terça-feira, 14 de setembro de 2010

Enquanto se preocupam com coisas alheias, eu tô vivendo!

Hoje resolvi respirar fundo e procurar entender para quais propósitos tenho dedicado mais de uma década de minha vida ao exercício de uma atividade profissional que não me permite dormir o quanto eu gostaria nem me deu tempo de qualidade para pensar em filhos embora eu já esteja me aproximando da minha terceira década de vida.
Tão pouco vejo os entes queridos de minha estimada família... Uns dão o nome de missão, eu diria que é a melhor oportunidade que eu tive.
Nos últimos três anos a jornada se dobrou. Talvez pela busca de mais grana, talvez na busca pela elevação do ego: passar duas vezes num concurso, entrar pela porta da frente por mérito, competência! São poucos no meu convívio que tiveram a mesma “sorte”. Preciso confessar que isso me envaidece.
Mas a falta de reconhecimento põe quase tudo a perder! Vem uma tremenda angústia nos momentos difíceis, principalmente quando me sinto desrespeitada por alunos ou colegas de trabalho. Classe mesquinha a minha! Cuida-se tanto da vida alheia...Gastam tão mal suas energias desejando o fracasso dos outros... Tão bom que passassem a cuidar de si ,pois talvez assim conseguissem ter a alegria de viver que declaro em silêncio em meu semblante todos os dias!!!Não posso esquecer que há as colegas parceiras, que estimulam a caminhada e são muito admiradas por mim. Essas viram amigas!
Pena que meu magistério, graduação e pós-graduação não me ensinaram que a classe de professores é a mais desunida que existe! Mas como dizem os mais velhos, “a vida ensina”, e tenho aprendido a ser superior às picuinhas!
Talvez e com certeza, por tudo isso dou muito mais valor a um final de semana com as pessoas que amo, mesmo sabendo que o sábado é letivo, que querem nos fazer de uma vez por todas substituir família por trabalho e afetos por salários! Pouco importa o desconto de dinheiro se posso ter momentos impagáveis de felicidade plena! Permita-se também, ao menos de vez em quando! E como eu, assuma a felicidade, pois ela tem custos, tanto financeiros( descontos na remuneração) quanto espirituais (você vai precisar orar muuuuito pelos fofoqueiros de plantão!).Sei de minhas obrigações, de meus papel na construção da sociedade, do meu poder de tranformação do mundo. Sei que sou professora e que tenho deveres a cumprir. Faço-os, mas não "por cima de pau e pedra"! Tampouco trabalho doente para poupar seja lá quem for! Se eu morrer, apenas outro vai pro meu lugar, ninguém vai se preocupar com a despesa do velório, ou com o cotidiano de minha família na minha ausência.Acontecerá o mesmo com você!
Para quê correr?
Hoje os jovens estão morrendo , muitos nem têm tempo de dizer ao mundo pra quê vieram! O meu dia é hoje! O meu momento é agora! E a minha escolha é ser responsável, mas antes de tudo, ser feliz!!!
Quais são as suas metas de realização pessoal? Elas estão definidas? Você tem tido tempo pra sonhar? E para realizar seus sonhos?
Quer uma dica? Assim como faz todos os dias planos de aula, faça planos de vida, com objetivos gerais e específicos, criando novas e interessantes metodologias, devorando conteúdos significativamente apaixonantes e ao final, todos vão avaliar a tua felicidade. Isso desperta inveja, mas acredite : VALE MUITO À PENA!!!

Carla Cinara

Nenhum comentário:

Postar um comentário