quarta-feira, 25 de março de 2009

Educação? Fala sério!



O país tem enfrentado crises de diversos âmbitos e há muito se fala que a solução é a educação!!!Já virou até um chavão mas infelizmente não tornou-se em atitude concreta.
A novidade é o Ensino Fundamental em 9 anos. Vejo como uma tentativa de voltar ao tempo em que a educação realmente funcionava. Mas creio que não é necessário ser tão inteligente pra se dar conta de que um ano a mais não será capaz de revolucionar o ensino do país, e trazer de volta bons resultados de tempo em que as realidades eram diferentes.

É visível a não conscientização dos profissionais da educação em relação a essa nova "alternativa". Convivo com uma realidade em que todo o corpo escolar encontra-se totalmente perdido e o que afirmam hoje têm que voltar atrás no dia seguinte.Trata-se do famoso engolir na tora!A comunidade escolar então, que precisa estar inteirada dos processos em que a escola está envolvida, fica baratinada, sem saber se o primeiro ano é a alfabetização ou equivalente a ela,ou o segundo ano equivale à antiga primeira série ou se é ela com um novo nome, e a resposta dada é um não.Um não que ninguém me convenceu ainda que quer dizer sim! Pois até mesmo os professores não sabem o que planejar para uma turma que apenas mudou de nome pois aparentemente carrega os mesmos conteúdos.Falta a formação do profissional para se adequar a esse novo sistema de ensino , bem como é gritante a necessidade da reformulação da grade curricular e dos conteúdos ás "novas" séries.
Há outras questões relevantes: só se leva em consideração a idade das crianças no seu ingresso ás séries, não valorizando a aprendizagem que estas têm desenvolvido.
E a lista do que falta é extensa... Pois falta também o planejamento da oferta de vagas.Não dá pra cumprir toda a "obrigação" que foi jogada encima da escola numa classe com quase quarenta alunos!O profissional acaba se desgastando e o resultado esperado não é alcançado.
Como essa nova alternativa pode garantir qualidade de educação? Isso porque nem falei da má-remuneração do professor( embora seja uma verdade não vejo isso como um motivo para o mal desempenho do profissional ou para o não cumprimento do seu papel social).
A adequação do espaço físico e material pedagógico são necessidades reais!Turmas de pré-escola funcionam em salas totalmente desapropriadas, desde seu mobiliário aos sanitários.Material? Improvisos!nãotem isso vai aquilo, afinal estamos na era dos genéricos!

Sou a favor das tentativas, mas prezo pela coerência das coisas.Sou professora e sinto-me extremamente triste quando reflito acerca da educação do nosso país.Não falo isso por conta dos números apontados no Jornal(verdadeiros ou um “queima-presidente"), mas sinceramente eles só me estimulam a ser uma profissional melhor!Acredito na reversão do quadro, mas fico triste por não encontrar os meios!

Meu objetivo aqui não é (apenas)criticar!Certamente há pontos favoráveis nisso ,mas a Educação do nosso país grita por muito mais e dói perceber que as crianças, futuro brasileiro, poucos estão se importando com essas verdades. Tenho feito a minha parte mas não dá pra lavar as mãos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário