quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

FRASE PARA REFLEXÃO:


"As vezes, nossa vida é colocada de cabeça para baixo, para que possamos aprender a viver de cabeça para cima"

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

DESABAFO DE NATAL

Está muito certo(a) quem me acha esquisita! O detalhe é que, ao meu ver, sou uma esquisitona do bem.
Não por acaso, em véspera de Natal, meus olhos não brilham ao ver árvores, luzes, presentes, tampouco minha boca se enche de água ao imaginar o perú, o chester, a ceia... Não este ano!
Este ano meu coração se inunda numa saudade cortante da minha vozinha querida.É meu primeiro Natal sem você, minha rainha!
De longe acompanho o movimento da compra de presentes, preparação da ceia, celebração da vida. Nada contra quem o faz, mas meu coração ainda está enlutado pela tua partida!
Impossível não me pegar viajando nas lembranças das 27 comemorações de Natal juntas, onde em muitas delas todos comiam algum de seus saborosos pratos culinários!Me lembro de teu riso, tua voz mansa, teu jeito carinhoso... Fechando os olhos até posso sentir o toque de tuas mãos em mim... E te ouço me chamar de "Cauzinha". Ai que saudade, vó...
Se eu pudesse escrever uma carta ou mandar um recado pra ti, diria que estou muito realizada e cuidando em seguir os conselhos que baixinho ela me dava, como se fossem tesouros secretos. Fiz deles meus tesouros sim, e só não dá pra manter secretos os resultados deles, pois tenho certeza que o mundo enxerga a imensidão da minha vontade de viver!
Natal precisa ser momento de reflexão, avaliação do que foi vivido e planejamento dos anos que esperamos viver. Pra mim, é dia de fechar para balanço. E será sempre impossível fazer balanço de minha vida sem pensar em você! Onde quer que esteja, FELIZ NATAL, vovó... A saudade é imensa e será eterna em meu coração!!!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

DEUS CASTIGA?

Por Carla Cinara Luz

Segundo minhas crenças e descobertas, Deus dá respostas segundo as perguntas do homem e a intencionalidade de seus corações. Da mesma forma como plantar arroz não te permitirá a colheita de feijão neste pé.
Povoou minha mente uma história em que Deus presenteou um humilde trabalhador braçal, com a oportunidade de adquirir um bom terreno que lhe serviria para criação de gado. Estes renderam tanto que o pequeno tanque já era insuficiente para reservar a água necessária, e então o homem que há tempos não buscava intimidade com Deus, teve a ideia de cavar um buraco bem grande para lhe servir como reservatório.
Zombando do Senhor e esquecendo as dádivas recebidas, o homem disse em voz alta:
- Duvido que Deus seja capaz de mandar ainda hoje, chuva suficiente para encher este buraco tão perfeitamente grande!
Vale lembrar que fazer prova de Deus não é sinônimo de duvidar do seu poder.
O homem foi para casa sentindo as primeiras gotas da chuva que caia num período marcado por sua pouca frequência. Mais uma vez, sozinho ele falou em tom de gozação:
- Não é que já mando até em Deus?!
A chuva durou toda a madrugada e aquele homem não via a hora de conferir o resultados de suas "ordens". Ao chegar no local, viu que o buraco estava cheio e que sem poder percebê-lo todo o gado morreu afogado ao passar por ele.
Para não perder a "piada", o homem saiu de lá se perguntando:
- Que Deus é esse que não aguenta uma brincadeira?
Não percamos o foco e pensemos: DEUS CASTIGA?
Tente enumerar quantas coisas maravilhosas Deus tem feito por nós, quantas bênçãos nos permitiu alcançar.Pense no modo como temos reagido e se pronunciamos para Deus e para o mundo o que realmente deveria ser dito.
Amando nosso próximo como a Deus, reflita se tuas palavras têm sido bálsamo e refrigério para teu irmão, analise o modo como tem tratado as pessoas que se preocupam contigo, os que dependem de você, quais palavras tem destinado aos que te amam. Faça a mesma análise quanto ao teu comportamento com os que te fazem ou desejam o mal.
DEUS CASTIGA?
Sei apenas que 'palavra' aprisiona ou liberta, cura ou mata. O mundo é um eco e uma palavra lançada retornará em forma de riso ou dor. Profira e compartilhe o amor, este sim é o próprio Deus na linguagem dos homens...

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Primeiro dia de finados sem você....


...saudade é o amor que fica quando o outro se vai carregando o coração da gente!!! (Carla Cinara)

Carla Cinara por Carla Cinara

Não espere ser a razão para o outro querer seguir, mas o motivo pra que você mesmo queira continuar a jornada.
Só continuamos por nós. É ledo engano achar que continuamos pelo outro ou que portanto alguém tem em você motivação determinante para seguir.
Seguimos por nossas convicções, desejos, sonhos, planos, ideais. O outro pode ser mola, estímulo, razão aparente. Pode até ser essencial, a depender do que a gente sente. E nós, pra eles, talvez mero elo, componente... Informal ou formalmente... descartável ou permanente...
Um brinde à vida, outro à alegria por me completar em você... Deus queira que eu mereça as notas fiscais!!! Pois quem eu amo, quero pra sempre!!!
E pouco importa quem me entende! rsrsrsrs

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Enquanto se preocupam com coisas alheias, eu tô vivendo!

Hoje resolvi respirar fundo e procurar entender para quais propósitos tenho dedicado mais de uma década de minha vida ao exercício de uma atividade profissional que não me permite dormir o quanto eu gostaria nem me deu tempo de qualidade para pensar em filhos embora eu já esteja me aproximando da minha terceira década de vida.
Tão pouco vejo os entes queridos de minha estimada família... Uns dão o nome de missão, eu diria que é a melhor oportunidade que eu tive.
Nos últimos três anos a jornada se dobrou. Talvez pela busca de mais grana, talvez na busca pela elevação do ego: passar duas vezes num concurso, entrar pela porta da frente por mérito, competência! São poucos no meu convívio que tiveram a mesma “sorte”. Preciso confessar que isso me envaidece.
Mas a falta de reconhecimento põe quase tudo a perder! Vem uma tremenda angústia nos momentos difíceis, principalmente quando me sinto desrespeitada por alunos ou colegas de trabalho. Classe mesquinha a minha! Cuida-se tanto da vida alheia...Gastam tão mal suas energias desejando o fracasso dos outros... Tão bom que passassem a cuidar de si ,pois talvez assim conseguissem ter a alegria de viver que declaro em silêncio em meu semblante todos os dias!!!Não posso esquecer que há as colegas parceiras, que estimulam a caminhada e são muito admiradas por mim. Essas viram amigas!
Pena que meu magistério, graduação e pós-graduação não me ensinaram que a classe de professores é a mais desunida que existe! Mas como dizem os mais velhos, “a vida ensina”, e tenho aprendido a ser superior às picuinhas!
Talvez e com certeza, por tudo isso dou muito mais valor a um final de semana com as pessoas que amo, mesmo sabendo que o sábado é letivo, que querem nos fazer de uma vez por todas substituir família por trabalho e afetos por salários! Pouco importa o desconto de dinheiro se posso ter momentos impagáveis de felicidade plena! Permita-se também, ao menos de vez em quando! E como eu, assuma a felicidade, pois ela tem custos, tanto financeiros( descontos na remuneração) quanto espirituais (você vai precisar orar muuuuito pelos fofoqueiros de plantão!).Sei de minhas obrigações, de meus papel na construção da sociedade, do meu poder de tranformação do mundo. Sei que sou professora e que tenho deveres a cumprir. Faço-os, mas não "por cima de pau e pedra"! Tampouco trabalho doente para poupar seja lá quem for! Se eu morrer, apenas outro vai pro meu lugar, ninguém vai se preocupar com a despesa do velório, ou com o cotidiano de minha família na minha ausência.Acontecerá o mesmo com você!
Para quê correr?
Hoje os jovens estão morrendo , muitos nem têm tempo de dizer ao mundo pra quê vieram! O meu dia é hoje! O meu momento é agora! E a minha escolha é ser responsável, mas antes de tudo, ser feliz!!!
Quais são as suas metas de realização pessoal? Elas estão definidas? Você tem tido tempo pra sonhar? E para realizar seus sonhos?
Quer uma dica? Assim como faz todos os dias planos de aula, faça planos de vida, com objetivos gerais e específicos, criando novas e interessantes metodologias, devorando conteúdos significativamente apaixonantes e ao final, todos vão avaliar a tua felicidade. Isso desperta inveja, mas acredite : VALE MUITO À PENA!!!

Carla Cinara

domingo, 12 de setembro de 2010

O poder do dinheiro

Ah, dinheiro! Tu que tens o poder de transformar pessoas, por que costuma deixá-las mais belas apenas por fora?
Quão bom seria se passassem a te ver diferente, te usar pra ser mais gente e enfim percebessem que as melhores coisas da vida tu és incapaz de comprar!


Carla Cinara

"... isso pra mim é viver!"



"... Esse imenso, desmedido amor
Vai além que seja o que for
Vai além de onde eu vou
Do que sou, minha dor
Minha Linha do Equador
Mas é doce morrer nesse mar de lembrar
E nunca esquecer
Se eu tivesse mais alma pra dar
Eu daria, isso pra mim é viver" Caetano/Djavan



segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Gostosa saudade!

Ouvindo a canção
Sentindo saudades
Pensando em nós dois
Choro te amando!

A saudade é perversamente saudável! Enquanto maltrata o peito me ensina a amar de longe, respeitar a liberdade do outro e a conduzir a minha de maneira coerente ao caráter que tenho e tanto prezo.
A música toca: ela toca meu coração e embala a caixinha da memória entitulada "melhores lembranças".
Choro feito criança! Quanta falta tu faz, amor meu! Logo encontro o riso na possibilidade de breve voltar a estar contigo!

Amor que se preza tem trilha sonora, àlbum na memória, aperto no peito, brilho no olhar e tempo de qualidade para a tal saudade, que mais que doer, alimenta!!!

O ciclo do amor

Talvez um pouco menos de brilho nos olhos. Já não dão as mãos automaticamente e nem mesmo se telefonam para avisar que vão demorar, isolar-se, viajar ou dormir fora de casa. Parece outro relacionamento, quando à mente vem a lembrança dos cumprimentos calorosos, declarações públicas de afeto, tolerância mil e o fundamental brilho nos olhos, óbvio!
Parece fogueira o amor! Sua chama dura independente de haver vida, pois é sustentada pelo abano do desejo. Um é lenha, o outro é fogo. Consomem-se juntos e perpetuam enquanto a essência do querer é manter as labaredas acesas.
Em meio ao fogo, uns dias de paz, ou talvez todos, quando as guerras são internas e nossas armas têm como munição o crescimento e a aprendizagem sugeridas pelos erros ou conflitos.
Não sei em qual período deste movimento me encontro agora, vez que o ciclo se renova a cada segundo, mudando a mim, mudando meu amado, mas cuidando em deixar intacto o amor que sentimos.
E assim reina o mesmo amor em diferentes tempos, tentando construir e solidificar sua história...

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Os sonhos...

Os mesmos sonhos que nos movem e impulsionam ao sucesso na busca por torná-los realidade, podem também nos afogar em tristeza quando faltam perspectivas de concretização.
A realização ou não dos sonhos não está relacionada ao tamanho deles, mas à grandeza de quem os sonha!!!


Carla Cinara

domingo, 27 de junho de 2010

Especial para Zé Carlos... kkkk:

WebRecados.com - Recados Animados para seu Orkut


Obs: Qualquer semelhança com fatos reais deve ser considerada como mera coincidência!!!

Música linda de se ouvir quietinha...





Pessoa
Marina Lima
Composição: Dalto/Cláudio Rabello

.


Olhar você e não saber
Que você é a pessoa mais linda do mundo
Eu queria alguém lá no fundo do coração
Ganhar você e não querer
É porque eu não quero que nada aconteça
Deve ser porque eu não ando bem da cabeça
Ou eu já cansei de acreditar
O meu medo é uma coisa assim
Que corre por fora entra, vai e volta sem sair, oh, oh !
Oh, não ! Não tente me fazer feliz

Eu sei que o amor é bom demais
Mas dói demais sentir
Olhar você e não saber
Que você é a pessoa mais linda do mundo
Eu queria alguém lá no fundo do coração
Ganhar você e não querer
É porque eu não quero que nada aconteça
Deve ser porque eu não ando bem da cabeça
Ou eu já cansei de acreditar
Ou eu já cansei... (refrão)
O meu medo é uma coisa assim
Que corre por fora entra, vai e volta sem sair, oh, oh !
Oh, não ! Não tente me fazer feliz
Eu sei que o amor é bom demais

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Li e achei lindo...

"O amor é uma planta que adora o sol e a liberdade sadia dos campos; jamais florescerá onde sinta-se abafado pelo ciúme, pelo egoísmo e pelo orgulho".
José Wladimir Klein

domingo, 20 de junho de 2010

sábado, 19 de junho de 2010

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Veio do coração e passou na minha mente...


Tenho corrido muito a cada dia...

Praticamente moro fora de casa e passo lá só para dormir...

Meu tempo anda curto feito a vida!E me pego em dúvida se me apresso em viver ou se vou vivendo com toda calma do mundo... No fim, opto sempre por viver do melhor modo, daquele jeitinho que me faz feliz sem fugir das minhas próprias regras, porque minha consciência é meu guia...

Contudo, há sempre tempo para refletir... acerca do mundo, da sede pelo "ouro" da copa, dos milhões de miseráveis que sofrem verdadeiramente, do descaso dos políticos, da situação da educação brasileira... Em contrapartida penso nas dádivas que recebo diariamente dentro ou fora de casa, através de livramentos, conquistas, perdas (construtivas sempreee!!!), sentimentos, relações humanas... Daí percebo quão colossal é Deus! Tenho trilhões de motivos para agradecer a cada segundo e praticamente nada a pedir!

Meu último presente foi a oportunidade de compartilhar a vida com alguém que pensa feito eu, crê nas coisas que também prezo, aspira do mundo as "pequenas grandes coisas" esquecidas por quase todos os ditos normais...

Encontrei meu umbigo, meu amor, meu amigo... É também meu ombro, meu abrigo! E não preciso ser poeta pra fazer um versinho meloso, e dizer que ele, entre tudo que tenho, é no mínimo maravilhoso!

É você mesmo, Zé... Que cismado como conheço, melhor não deixar "pigadas" que levem ao caminho da dúvida! kkkk

terça-feira, 25 de maio de 2010

Foto do dia...

Foto : Carla Cinara Luz

À beira do cárcere
brota a natureza
numa expressão de liberdade
e da vida finita!
Eis o "retrato" do meu ser,
minha melhor fotografia,
Inspirada por Deus
e por meu estado de espírito.

terça-feira, 18 de maio de 2010

O que o pinto disse pra galinha????

Coisa muito fofa... Garoto lindo e esperto de tia Carla...

Precisava compartilhar essa delícia...rsrsrs

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Borboletar...

Foto de Carla Cinara


Sempre admirei a beleza das borboletas e a expressão de liberdade que elas sugerem, mas o interessante é conhecer seu processo de evolução até que se torne quão exuberante inseto voador.
Somos todos um pouco borboleta, entretanto o que nos diferencia entre nós mesmos não é o tamanho das asas ou sua coloração(embora haja quem nos conceitue pela posição social e pela cor de nossa pele).
O que nos faz ser quem somos é o tempo que passamos resguardados no casulo : uns de nós saímos cedo, facilitados pelos pais e/ou circunstâncias da vida(passarão o resto das suas vidas rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas); outros chegam a passar décadas envolvidos pela pele protetora sem ousar fazer esforços, com medo de rompê-la. Há quem fique apenas até o momento certo, abrindo suas asas sem auxílio direto, senão com as preces da Mãe Natureza para que tudo dê certo.Cada segundo antes ou depois do momento devido, o modo, o apoio e as intervenções diversas podem alterar os seres, mas independente disso, a ideia de liberdade faz a evolução ser muito desejada!
Hoje senti-me lagarta perdida entre as folhas da vida e tive vontade de voltar ao casulo, ter proteção de meus pais, me sentir amada. Mais que isso, senti a enorme dor por me dar conta que tão rápido tornei-me borboleta, sabendo que a duração da vida desta é mínima, talvez sobreviva até amanhã apenas... Mas romper o casulo faz parte do nosso ciclo de existência e exige coragem!
Deus nos permite passar pelos obstáculos para sermos fortes, e para podermos gozar da liberdade. A vida é esse vôo rápido, e quanto tempo perdemos nos comparando às outras borboletas que passam por nós, mesmo sabendo que toda liberdade e deslumbre pode durar só mais um segundo!!!
Queria abrir os olhos e perceber que tudo não passou de um sonho, que ainda estou no casulo, e sentir intacta a pele envolta em mim.Preciso controlar minha pressa de viver, de ser livre, de voar pelos bosques da felicidade... Borboleta? É coisa para se sonhar ser a partir dos cem anos, quando se quer voar, atravessando no horizonte, aparentemente sem limites, até alcançar Deus...

domingo, 9 de maio de 2010

Trecho de composição da minha alma...



Espero que quando eu morrer , não se faça valer a máxima "só dão valor às pessoas quando elas se vão", pois não quero ninguém com remorso...
O que as pessoas ou o mundo tiverem pra mim, quero em vida. Nada de homenagens póstumas!!!

Tô sentindo muita dor. Tanta que a física parece nem existir.
Solidão é mesmo o mal do século.
O resto é só vida normal. Nem dá pra doer!

sábado, 8 de maio de 2010

Ainda não sei esperar...



"Não me sinto bem em parte nenhuma e ando cheio de ansiedade de coisas que não posso nem sei realizar."(Cesário Verde)



Embora esperar seja gastar o tempo presente se preocupando com o futuro, é também estar ansiosa por um presente de qualidade assim que chegar o que se espera.

Esperamos a contemplação no consórcio, os nove meses de gestação, o doutor chegar ao consultório, o ônibus chegar no ponto, aquele telefonema, uma resposta, o resultado do concurso, um e-mail,a chegada do homem a quem amamos, enfim...Tudo esperamos! Muitas vezes, com tamanha ansiedade, é verdade... E até resolvemos dar um "lance" pra ter em mãos aquilo que se deseja, mesmo que "antes da hora".

Há hora para ser feliz? Há tempo marcado para tornar presente o futuro sonhado?

Ainda não aprendi a esperar sem sofrer,mas um dia aprendo, sou determinada! Enquanto isso resta-me crer que é válido esperar pelo que vale à pena ser ou possuir...

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Minha vó querida...

Vó! Quantos anos se passaram e nunca havia me dado conta do preço que teria que pagar por ter deixado a vida nos distanciar tanto...
Lembrar da infância me remete às vivências que tivemos, às comidas que você fazia e que até hoje são meus pratos prediletos! Você penteava meus cabelos, fazia tranças, e até hoje ainda diz praticamente toooooodas as vezes em que nos vemos que eu tinha um cabelo lindo, cheio de cachinhos!
Aprendi contigo a ser humilde, a ter orgulho dos meus traços de mulata, a ser carinhosa com as pessoas. Quero ser sempre a sua "Cauzinha" doce...
Passamos a morar em bairros diferentes e depois vieram as responsabilidades do trabalho... Não justifica, mas muitas vezes essas coisas me impediram de estar mais perto de você, minha vó...
Hoje, te vendo debilitada e a sem a disposição daquela mulher "arretada" que criou os filhos com sacrifício e educou os netos de forma energicamente carinhosa, sinto uma dor no coração! Entretanto, embora com menos saúde, nunca te vi reclamar de nada, tampouco da vida, da sorte ou mesmo de Deus!
São tantas lembranças e pensamentos soltos que guardo numa especial caixinha de nome memória...
Que saudade da minha infância, vó!Tempo em que eu não sabia que ser adulto era tão complicado, e que um dia eu substituiria afetos por salários e a família por trabalho! A gente cresce e enlouquece, achando que podemos comprar tudo, e se não tivermos cuidado, vendemos até a alma pra isso!Mundo cão, que distorce nossas mentes e que custa a nos fazer perceber que coisas como o amor de vó não tem preço!!!

Me perdoe pelas ausências, vozinha... e creia que nossa relação é eterna!!!
.
.
.


quinta-feira, 29 de abril de 2010

Em tempos de BBB... Desligue a TV e vá ler um livro!!!




Nestes dias, grande parte dos jovens está tendo mais tempo livre para o lazer por conta das férias escolares, e o que deveria ser apenas bom, passa a ser preocupante, pois a televisão ainda exerce grande poder e tem grande preferência mesmo para aqueles que se deslocam de suas moradias a passeio, entretanto, a qualidade do que se vê é questionável.

O Big Brother Brasil, por exemplo, consegue ter audiência estupenda nesse nosso país contraditoriamente tão rico em diversidade cultural e tão pobre na escolha de seus ídolos (temporários, diga-se de passagem).

Muitos alunos terminam o ano letivo ou até concluem seus estudos com déficit na leitura e escrita, o que deveria sugerir que as férias não apenas fossem um período para descansar da rotina escolar, mas também para aprimorar as habilidades acima citadas.

Em tempos de BBB, nem os pais estão conseguindo fazer seus filhos lerem livros ao invés de assistir TV, pois para que estes tenham domínio sobre as escolhas dos filhos e ensine-os a ter discernimento, o caminho correto seria além do diálogo , o exemplo.

Pais, mães: desliguem a TV e deixem seus filhos verem vocês lendo um livro!